Lagoa do Jd. Amanda recebe novo sistema de iluminação

Lagoa do Jd. Amanda recebe novo sistema de iluminação

Lagoa do Jd. Amanda recebe novo sistema de iluminação

Em breve, o entorno da lagoa do Jardim Amanda estará mais iluminado. A Prefeitura de Hortolândia está na fase final de instalação da nova iluminação de LED, que levará mais luminosidade, com economia, para a maior área de lazer do bairro. O trabalho começou no início do segundo semestre deste ano. Agora, as equipes da Administração já instalam os projetores de LED no piso, ao lado das palmeiras plantadas na rua Duque de Caxias (foto). No total, serão 34 aparelhos que darão um “ar” mais moderno à área. 

De acordo com o Setor de Iluminação da Prefeitura, para que a nova iluminação entre totalmente em funcionamento, os ajustes finais são realizados nos 28 postes decorativos de 4 metros de altura cada, instalados embaixo das árvores, na rua Tiradentes.

A Prefeitura também instala 52 postes de 12 metros, com duas luminárias, e, mais dois, de também 12 metros, mas com dois projetores acoplados, todos no contorno da lagoa. Já nas quadras esportivas, são 24 projetores de LED instalados nos postes das quadras poliesportivas, localizadas na rua Casemiro de Abreu. A previsão é de concluir o trabalho na segunda-feira (18/11).

A nova iluminação contribuirá com a segurança de moradores e frequentadores da lagoa, além do aspecto visual e o fortalecimento da prática do esporte noturno. A instalação de iluminação com lâmpadas de LED faz parte dos trabalhos de revitalização da área de lazer.

MAIS REVITALIZAÇÃO E LIMPEZA

No entorno da lagoa são realizados, periodicamente, a limpeza, poda do mato e serviços de paisagismo. O espelho d’água já recebeu a retirada das aguapés com o maquinário próprio adquirido pela Prefeitura no início deste ano e, para manter a lagoa limpa, nesta sexta-feira (08/11), as equipes da Administração continuaram a retirada manual das plantas. O serviço tem o objetivo de limpar e permitir mais fluidez à água.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, na áreas, também foram colocadas seis mesas com três bancos em cada, totalizando 18 assentos. O objetivo é ocupar a área de lazer, oferecendo um espaço de confraternização e entretenimento. 

FISCALIZAÇÃO

Com o objetivo de acabar com as ligações irregulares de esgoto e erradicar o surgimento de aguapés no espelho d’água da lagoa do Jardim Amanda, a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizam, periodicamente, a fiscalização contra ligações irregulares de esgoto. A ação tem o objetivo de identificar as residências com ligações de esgoto na rede de águas pluviais que deságuam na lagoa.  Além de fiscalizar, a Administração realiza um trabalho educativo e de conscientização, com a entrega de panfletos que explicam a importância de os moradores regularizarem as ligações de esgoto no bairro. 

PIC

A reestruturação do sistema de iluminação e a revitalização da lagoa do Jardim Amanda são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, os governos estadual e federal.

 

  • iluminação
  • PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento)
  • Lagoa do Jardim Amanda